A sepse é a reação exagerada do organismo a uma infecção, prejudicando o funcionamento de seus próprios tecidos e órgãos, podendo ser fatal se não for identificada e tratada rapidamente. Antigamente, a sepse era conhecida como infecção generalizada.
Esta é a maior causa de morte evitável do mundo, que leva à óbito cerca de 11 milhões de pessoas todos os anos. Estima-se que uma a cada 5 mortes são causadas pela sepse.
A maioria das infecções, como pneumonias ou infecções urinárias podem evoluir para sepse se não forem identificadas rapidamente e tratadas de forma adequada.
Sintomas da sepse:
De acordo com o Instituto Latino-americano de Sepse (ILAS), é importante ficar atento aos seguintes sintomas:
– Febre
– Aceleração do coração
– Fraqueza
– Respiração rápida
– Pressão baixa
– Diminuição da urina
– Confusão mental
A transferência do paciente nas primeiras 24 horas para uma unidade de terapia intensiva é fundamental para o aumento das chances de sobrevida, pois a sepse evolui em questão de horas nestas cinco etapas.
Foi o que aconteceu com meu filho Felipe. Foi salvo pelo pronto atendimento qualificado da emergência do Hospital Moinhos de Vento... Também, meu agradecimento ao motorista do Uber que aceitou levá-lo ao hospital, pois moramos a uma quadra e meia do referido hospital e vários motoristas não aceitaram a corrida. Obrigada, ajudou a salvar a vida do meu filho.
Fiquem atentos, quando um médico qualquer mencionar que seu filho está com uma virose...não aceite, insista e peça mais exames, principalmente se for num atendimento público pelo SUS.