COMO REDUZIR O RISCO DA OBESIDADE
Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, é hoje, 11 de outubro. Doença atinge mais de 10% da população.
Viver com qualidade é uma decisão que pode ser tomada a qualquer hora, mas optar por um estilo de vida mais saudável ainda jovem pode ser a chave para evitar várias complicações. Vale o velho ditado: "Prevenir é melhor do que remediar".
Instituído por lei em 2008, O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, em 11 de outubro, é uma boa oportunidade para saber como diminuir as chances de desenvolver a doença com a qual convivem cerca de 27 milhões de brasileiros — mais de 10% da população do país.
Chefe do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o médico Rogério Friedman considera que a prevenção à obesidade poderia ser tratada como assunto de saúde pública:
— Envolveria orientação escolar e programas de saúde. Cada vez fica mais claro que a obesidade e a diabetes tipo 2 são marcadores de uma situação sistêmica de como a sociedade vive. Precisaria de uma mudança cultural muito grande, de lideranças, gastar tempo e energia nisso, até porque são doenças crônicas que acabam tensionando o sistema de saúde.
Fonte: Caderno Saúde/ZH/+Saúde em 9 e 10/10/2021