LEITES VEGETARIANOS
Você já ouviu falar em leite de arroz? E de gergelim? Apesar de soar estranho, essas bebidas são aliadas das pessoas que têm intolerância ou alergia à lactose ou mesmo de quem opta por reduzir o consumo do leite de vaca. Chamados de leites vegetais, os líquidos são obtidos da mistura de água e grãos, sementes ou cereais.
— Usamos a denominação “leite” pelo aspecto que essas bebidas apresentam, apesar de não derivarem de glândulas mamárias – esclarece a nutricionista funcional Maribel Melos.
Os mais comuns são os feitos a partir de arroz, amêndoas, coco ou aveia. Segundo a nutricionista Simone Bach, eles têm tantos nutrientes quanto os leites de origem animal e podem substitui-los em receitas e preparações, mas o sabor poderá ser alterado.
— De maneira geral, os leites vegetais não causam inflamações no organismo. Também são fontes de vitamina E e vitaminas do complexo B, minerais como magnésio e gorduras boas como o ômega 3. Eles podem ter mais ou menos proteína em comparação com o leite de vaca, dependendo da matéria-prima escolhida – explica Simone.
Mas antes de experimentar as bebidas vegetais, é preciso ficar atento a possíveis alergias ao produto base da produção.
— Sementes oleaginosas como amêndoas, castanhas, o gergelim e a linhaça, frequentemente causam alergia, principalmente para crianças menores de um ano. Por isso deve-se ter um cuidado especial ao oferecer esses tipos de leites para esse grupo e também para pessoas de qualquer idade que manifestarem sinais de alergia – alerta Simone.
Maribel ressalta que os pequenos lactentes devem evitar as bebidas vegetais, pois elas não fornecem todos os aminoácidos essenciais nessa fase.
SABORES E NUTRIENTES
Veja alguns tipos de bebidas vegetais e suas principais características.
AMÊNDOA: sabor levemente adocicado. Rico em proteínas, vitaminas E e D e antioxidantes. Também é boa fonte de cálcio e magnésio.
ARROZ: sabor mais suave dentre todos. Contém fósforo, potássio, ferro e magnésio, além de ser uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, fundamentais na formação de energia das nossas células. Tem menos proteína e mais carboidrato.
AVEIA: sabor leve e agradável. Rico em vitamina E e vitaminas do complexo B, é boa fonte de minerais como potássio, selênio, cobre, zinco, cálcio e magnésio. Tem um papel importante no controle da glicemia, na função intestinal e no aumento dos níveis de serotonina, que combatem a depressão.
AVELÃ: sabor marcante, combina com café.
CASTANHA DO PARÁ: sabor suave, bastante gorduroso e calórico. É fonte de selênio, gorduras boas, vitaminas E e B1, rico em aminoácidos essenciais.
CASTANHA DE CAJU: suave e levemente adocicado. Serve para substituir o leite sem alterar o sabor da receita. Tem boa distribuição de proteínas, gorduras e carboidratos.
LEITE DE COCO: tem sabor da fruta e é mais cremoso. Contém diversas vitaminas e minerais. Tem um papel importante na melhora do sistema imunológico.
GERGELIM: é muito rico em cálcio.
QUINOA: tem sabor marcante e levemente amargo. Ótimo teor de proteínas.
Fontes: Nutricionistas Maribel Melos, Simone Bach e Fernando Bortolon.
Jornal ZeroHora/Camila Kosachenco em 12/09/2015