Translate this Page




ONLINE
11



Partilhe esta Página



Total de visitas: 46808
Voto simbólico de Rosa Weber sobre o aborto
Voto simbólico de Rosa Weber sobre o aborto

 

Voto da ministra Rosa sobre aborto é simbólico.

 

"A ministra Rosa Weber sabe que seu voto, favorável à descriminalização do aborto até 12 semanas, não terá outro feito além de marcar posição e de abrir o debate necessário sobre um tema que remete a sofrimento. Aos 75 anos, Rosa colocou-se no lugar de mulheres em idade reprodutiva que se veem na difícil posição de decidir entre um aborto, correndo o risco de serem presas, e a continuação de uma gestação para a qual não se sentem preparadas, material ou psicologicamente.

 

O acordo que Rosa fez com o futuro presidente Luís Roberto Barroso foi de pautar a votação no plenário, registrar seu voto e se aposentar. O processo voltará para a gaveta, de onde não sairá tão cedo, porque os demais ministros não querem meter a mão no abelheiro. E porque Rosa, única mãe no STF, provavelmente será substituída por um homem, que não tem senso de urgência.

 

Todos os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1 milhão de mulheres praticam abortos clandestinos no Brasil. Dessas, 200 mil recorrem ao SUS para tratar as sequelas de procedimentos malfeitos. Parte delas morre por infecção, hemorragia e outras intercorrências. Só esses números já justificam, a necessidade de um debate maduro sobre o tema.

— Fomos silenciadas! Não tivemos como participar ativamente da deliberação sobre questão que nos é particular, que diz respeito ao fato comum da vida reprodutiva da mulher —, escreveu em um dos trechos do voto de 106 páginas.

 

Rosa poderia encerrar sua carreira de juíza no conforto da omissão, mas preferiu se expor. Ela, que em todos esses anos não deu entrevistas, não falou fora dos autos e não fez performance diante das câmeras, optou por carimbar sua passagem pelo supremo com um gesto de combate ao falso moralismo dos que imaginam eliminar o problema fazendo de conta que ele não existe."

[Texto acima da colunista de ZH – Rosane de Oliveira]

 

NOTA DA NELL: Vai continuar tudo como dantes... As crianças vão continuar nascendo e sendo violentadas, abusadas, maltratadas, passarão fome, vivendo com mães bêbadas e drogadas e padrastos abusadores e violentos, muitas morrerão de pancada, outras serão vendidas e o abuso e a violência vai continuar como sempre foi... e não vejo aqui no Facebook alguém reclamando disso, das crianças que morrem no dia a dia. Das crianças espancadas, daquelas que sofrem...

 

Já viram crianças chorando de dor? Dói só de imaginar! E por essas, ninguém diz que é crime? Ninguém levanta bandeiras, ninguém as compara com animais? Como um post incansavelmente publicado no Facebook? Quem sabe, o seu bichinho de estimação é mais importante do que uma criança espancada, estuprada, abusada? Eu tô cansada de gente insana, falsa e metida a moralista. Eu sou a favor da vida, de proteger as crianças já nascidas, eu sou a favor da descriminalização do aborto, pois elas, as mulheres, continuarão a fazer, pois segundo a jornalista acima mencionada, o aborto é liberado no Brasil há muitos e muitos anos, mesmo que siga sendo crime na letra fria da lei, mas é praticado em larga escala.