HIERARQUIA… CADÊ O RESPEITO?
Hierarquia = Qualquer classificação que tenha como base as relações entre superiores e dependentes.
Todas as sociedades precisam de organização para existir. Independente de qual seja a sua classificação, a hierarquia estará sempre presente. Possui autoridade, e é quem tem o poder de ordenar, de comandar.
Hierarquia requer conhecimento, experiência e responsabilidade. Exige habilidade e o dever de arcar com as ações e o comportamento, às vezes, inadequado de seus subordinados e colaboradores. Também, em alguns casos, prestar contas de seus próprios atos, devendo agir com sensatez e imparcialidade.
Nas sociedades particulares, o conjunto de membros está subordinado às mesmas leis ou preceitos. E a ascendência é determinada por mérito. É necessário ir galgando o caminho da chefia, muitas vezes, em passos lentos. Faz-se necessário a vivência por todas as etapas do processo para só então, assumir o tão almejado cargo.
Nas sociedades públicas, a teoria é completamente diferente da prática, do uso, do abuso do cargo e do poder alcançado. Autoridade significa: direito que determina o poder para ordenar; poder exercido para fazer com que (alguém) obedeça. Ou ainda, a designação atribuída ao representante de um governo. No caso, representante do eleitor/cidadão, que vota e elege quem vai assumir a responsabilidade pela coisa pública.
Não existe mérito na ascendência ao cargo público. É uma escolha pessoal do eleitor, diante do que se oferece na imprensa, de quem discursa com mais ênfase, com mais emoção. Falta conhecimento, experiência e responsabilidade… também falta imparcialidade, sensatez, honra e mérito. E sobra ideologia… São legisladores das leis que os isentam de punição, e também que os beneficia com benesses e valores extraídos da coisa pública. Extraídos dos eleitores que escolheram erroneamente os seus representantes.
Hierarquia para educar. As escolas, sejam públicas ou privadas, no seu organograma funcional, conta com diretor e vice-diretor, que determinam as regras de funcionamento dentro do método curricular. O objetivo de uma escola é ensinar e fortalecer a educação que crianças e jovens recebem de seus familiares desde o nascimento. Os professores são peças fundamentais, para que a escola exerça suas atividades com competência, alcançando excelentes resultados.
Respeitar a hierarquia é fundamental para alcançar os resultados. Apenas ensinar não basta. Como um professor vai orientar seus alunos ou até mesmo fazer-se respeitar como autoridade em sala de aula, se ele próprio não respeita a hierarquia da escola em que trabalha? Qualquer programa ou projeto que envolva uma escola e seus alunos, há de se trabalhar em conjunto para chegar aos objetivos propostos. Os alunos serão os beneficiados com as ações oferecidas e todo o quadro funcional da escola, responsável pelo sucesso alcançado pelos estudantes. Vence a ação conjunta. Se o trabalho for bem-feito, o destaque será da escola realizadora e dos estudantes que dela participaram.
E a honra e o orgulho pelo trabalho realizado é de todos, independentemente de ser ou não nomeado de forma individual. Os aplausos serão para o conjunto da obra, ou seja, os estudantes, os professores, a direção e a escola.
Nell Morato — 21/09/2017