Translate this Page




ONLINE
7



Partilhe esta Página



Total de visitas: 44590
Cuidado com o Bisturi
Cuidado com o Bisturi

CUIDADO COM O BISTURI

 

Gostaria de escrever que já vi tudo, que já li tudo... Infelizmente, ainda nada vi ou li, porque sempre vejo ou leio coisas piores do que antes... A barbárie cresce, as falcatruas também.

 

Lembram que me recusei a fazer uma cirurgia de catarata no olho direito, devido as péssimas condições do pré-operatório? E ainda o risco de ser infectada pelo coronavírus?

 

Eu necessitava de óculos para ler, escrever e tantas outras coisas mais. Minha visão para perto é nada. Quando mencionei os óculos para o médico da tal cirurgia, disse que depois da dita, seria avaliado se precisava ou não. Bem, como não querem me ver nem pintada de ouro lá no hospital, fui em busca de um oftalmologista particular.

 

Paguei a consulta e fui atendida por uma médica encantadora. Avaliou os exames que levei (os exames que diagnosticavam a catarata a ser operada), e disse que estavam excelentes os exames.

 

Excelentes? Por que então eu teria que operar o olho direito? A cirurgia é um processo invasivo, onde o cirurgião extrai o cristalino do meu olho e em seu lugar coloca uma lente. Fiquei quieta aguardando o andamento da consulta.

 

Há alguns anos, tive diagnóstico de hipermetropia e astigmatismo e nos últimos anos, uma dificuldade para enxergar. Precisava de óculos no supermercado, na maquininha dos cartões, assistir TV, além, é claro, para ler e escrever.

 

Desde 2020, sem mais nem menos, não preciso mais de óculos para as ações citadas acima. Vou para o supermercado sem óculos, vejo tudo. A não ser um rótulo com letrinhas miudinhas. Aí nem compro.

 

Voltando à consulta, depois de passar em três aparelhos para testar a minha visão, a médica me diz que eu não tenho hipermetropia, um baixíssimo grau de astigmatismo e a catarata no olho direito é ínfima, corrigindo o problema com os óculos, sem precisar de um processo invasivo. Resultado: óculos só para perto e grau baixo e aproveitei e pedi com filtro de luz azul, para me proteger da emissão da luz do computador, smartphone e TV, que é prejudicial para a visão.

 

Não mencionei para a médica o assunto da cirurgia, pois é complicado para os médicos, a ética, e ela também atende numa instituição pública renomada.

 

Saí do consultório feliz da vida e pensando na tal cirurgia de catarata. Lembro que quando estava saindo daquele hospital, um funcionário do setor veio falar comigo e disse que eles faziam mais de 100 cirurgias por mês... E pensei no quanto a prefeitura pagava por cada cirurgia de catarata? Devem ganhar pouco nas consultas, porém as cirurgias são mais caras... E deve ser aí que entra o bom din din. 

 

É assustador constatar que existe uma situação tão infame. Eu devia ter previsto que alguma coisa estava errada. Me livrei a tempo, porém vou tomar mais cuidado numa próxima vez. Cuidado! Sempre tem alguém querendo usar um bisturi no seu corpo... Peça uma segunda opinião!

 

Nell Morato — 30/06/2021