Quando entrei no Facebook, em 31 de outubro de 2013, foi com a intenção de divulgar o livro que escrevera. Depois de inúmeras buscas frustradas por uma editora ou um patrocinador para publicar, uma amiga disse que "ouvira falar" de um site onde os livros eram publicados gratuitamente. Não conhecia o cenário literário... Conhecer livros e seus autores não é conhecer os bastidores, lá onde os livros são editados e toda as implicações decorrentes. Minha amiga referia-se ao Clube de Autores, que é uma vitrine para seu livro, isto é, se você divulgar constantemente nas redes sociais e em canais literários... Fiquei lá um ano, até a publicação...
Durante esse período eu fui conhecendo e me fazendo conhecer... Conheci pessoas boas e pessoas interesseiras... Pessoas que nada sabiam ou que sabiam muito e não queriam dividir o seu conhecimento... Eu tive muita dificuldade em trabalhar em equipe, mesmo amando as flores, odeio coisas rebuscadas, falsas e enfeitadas para iludir, enganar e ludibriar as pessoas. E costumo apresentar a minha indignação... arranco os cabelos, mesmo!
Em breve farei 11 anos (atualizado em 2024) nas redes sociais... longos anos de aprendizado (que não acabarão jamais), onde também ensinei, dividi, somei... Encontrei a equipe que me "atura", que conhece a Nell, que gosta das coisas bem feitas, certinhas e verdadeiras.
"Puxar saco" não é comigo! Quando eu faço é porque quero e gosto de fazer, seja o que for. Ajudar os autores a subir os degraus da longa escada da literatura, é o que tem de mais fácil... Eu faço o que gostaria que fizessem comigo.
Leia Livros nasceu disso e por isso, a Nanci Penna também buscava um espaço para dividir seu conhecimento técnico em fazer livros... e eu, mesmo empolgada no início, morria de medo de errar. Mesmo que ainda hoje, erros aconteçam. Claro que sim... Dependemos de outras pessoas, a impressão é terceirizada e nossos olhos não podem estar presentes em todo lugar. Aprendi muito e ainda nada sei, cada livro é um novo desafio, uma nova atenção, um novo autor, ou o mesmo, com um livro diferente, e estamos sempre em constante movimento, as ideias fervilhando, querendo fazer mais e melhor... Aí também descobrimos que precisamos cuidar da vida pessoal, da saúde... E o desejo de fazer melhor acaba se adaptando.
Amo o trabalho que faço, Amo a Leia Livros, E tenho certeza absoluta que estamos no caminho certo... Gostamos de pompa e circunstância, adoraríamos fazer uma festa em cada lançamento. Porém, não podemos dar o passo maior do que nossas pernas permitem...
Esse texto nasceu agora... Pois na madrugada andei pesquisando por aí e descobri insanidades literárias... projetos desfeitos, autores iludidos, autores sem livros. Muito triste isso.
Aos clientes da Leia Livros agradecemos pela confiança em nosso trabalho. Nada prometemos, a gente vai lá e faz!
Publicado em 24 de agosto de 2019 no Facebook