POESIA É CRIAÇÃO... DE POETA
Antigamente, a poesia era cantada e acompanhada pela lira, um instrumento musical típico da Grécia. Por isso, a poesia é classificada como pertencente ao gênero lírico da literatura.
De origem grega, a palavra “poesia” significa “criação”. Definida como a arte de escrever em versos, a poesia é tida como uma das possíveis manifestações de beleza por um ser. Este, que é o criador de uma das artes mais tradicionais da humanidade, é o poeta.
Ao longo dos séculos, muitos foram os poetas que falaram de suas percepções do mundo para o mundo. E é por isso que eles não foram deixados de lado nas datas comemorativas de nosso calendário.
Os poetas, então, são aqueles que transformam – construindo ou reconstruindo – tudo aquilo que sentem e pensam em poesia. Ela é um dos feitos de maior beleza que temos para contemplar. Não importa se é feita com rimas ou se os versos são livres, há em todas elas um toque de perfeição.
A história da poesia no Brasil começou no século XVI com o padre José de Anchieta, membro da Companhia de Jesus, que tinha como objetivo a evangelização no período de colonização do Brasil. Ao longo dos séculos, foram vários os momentos da poesia brasileira.
Podemos perceber, portanto, que, no Brasil, a poesia é uma das artes que acompanharam toda a história do país tupiniquim. Por isso, em junho de 2015, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 13.131/2015, que criou oficialmente o Dia Nacional da Poesia: 31 de outubro.
Antes desse decreto, a poesia era celebrada no dia 14 de março, mas essa não era uma comemoração oficial. Houve um projeto de Lei que pretendia homenagear o poeta Castro Alves, nascido no dia 14 de março; entretanto, a proposta não foi oficializada e o Projeto foi arquivado.
A nova proposta, sugerida pelo Senador Álvaro Dias, tem como poeta homenageado um dos autores mais influentes do Brasil: Carlos Drummond de Andrade. Segundo o autor da proposta, Drummond é um dos escritores mais lidos pela população brasileira e exerce constante influência nas práticas de ensino e aprendizagem da poesia, além de ser presença garantida na prática de escrita de novos poetas. O poeta Carlos Drummond de Andrade, nascido no dia 31 de outubro, em 1902, na cidade de Itabira, em Minas Gerais, marca o nosso calendário, dessa forma, com o Dia Nacional da Poesia.