Aconteceu de novo... Não é uma homenagem é um castigo!
De novo, recebi via chat Facebook, uma “proposta indecente”, ou seja, um convite “para um dos eventos mais sofisticados e aguardados do ano: a 3ª edição do Prêmio Personalidade do Ano 2024, organizado pela prestigiada Editora Mágico de Oz.
A ser realizado em dezembro, no Museu do Oriente, Lisboa, Portugal.
Celebre conosco os ícones da Literatura e Cultura Brasileira em uma noite de glamour e reconhecimento. Cada homenageado receberá um Diploma e Troféu exclusivos, além de ter seu nome no catálogo 2024/2025 da Editora Mágico de Oz, com 2 exemplares.
Para participar, solicite o formulário de inscrição e envie sua foto para o card de participação. Mesmo ausente, seu prestígio será enviado via correios (frete por conta do homenageado). Taxa de participação: R$600,00.
Não perca essa chance única de ser parte da história da cultura brasileira! Atenciosamente, Jessica Abreu.
No convite anterior, de 2023, não mencionei a editora e nem a pessoa que enviou o convite.... Cansei. Acho humilhante um convite para ser homenageada e ter que pagar por isso, para a editora faturar e o que é pior, homenagem para escritores brasileiros em solo português...
Por quê? Muitos autores “se acham celebridades” e o que importa para eles, não é a literatura, é aparecer, com toda pompa e circunstância em um evento de gala... Nem levam em conta que estão pagando para ser homenageados, é humilhante ter que pagar para receber um prêmio, porquê mesmo? Imaginem as despesas de viagem, avião, hotel, alimentação e translado na Europa? Pior que alguns, que não dispõem de verba para editar e imprimir um livro, mas têm para receber uma homenagem inautêntica em Portugal. Reclamam do preço cobrado para edição e impressão de livro. Outro detalhe abominável, é premiar autores brasileiros na Europa, quando deveria ser aqui, no Brasil.
Eu já faço parte da história da literatura brasileira, sou escritora independente, livre e dona da minha vida literária. Faço o que quero, escrevo o que desejo e meu objetivo é ser lida e elogiados os meus escritos. Uma situação constrangedora, pois quem está convidando nem sabe quem eu sou, o que faço, que sou sócia de uma editora há quase oito anos... É muito triste estar nas redes sociais para poder trabalhar, acompanhar os autores da editora, os amigos poetas e romancistas e depois de 10 anos, continuar recebendo essas “propostas indecentes”. Nem pesquisam para saber quem convidar, e que alguns, jamais deixarão de lado os seus princípios por um diploma qualquer. Nada me fará mudar de ideia sobre o que acho correto, para a minha trajetória literária.
Nell Morato
Escritora/Editora
18/08/2024