Translate this Page




ONLINE
11



Partilhe esta Página



Total de visitas: 44606
A Dança da Morte
A Dança da Morte

 

A DANÇA DA MORTE

Será que agora vamos registrar em nossa memória a pandemia atual?
Será que o futuro de nossos filhos e netos será mais limpo, saudável e comprometido?
A imagem retrata a dança da morte... E em época de "coronavírus" não culpam os judeus, mas culpam os chineses...

 

"Uma das tentativas de compreensão do fenômeno mortífero da Peste Negra, pode ser vista nas representações pictóricas da chamada “A dança macabra”, ou “A Dança da Morte”. As pinturas que retratavam a “dança macabra” apresentavam uma concepção nítida da inexorabilidade da morte e da putrefação do corpo. Nestas pinturas, aparecem sempre esqueletos humanos “dançando” em meio a todo tipo de pessoa, desde senhores e clérigos até artesãos e camponeses – evidenciando assim o caráter universal da morte.

 

Outro fenômeno da época em que se desencadeou a peste foi a atribuição da causa da moléstia aos povos estrangeiros, notadamente aos judeus. Os judeus, por não serem da Europa e por, desde a Idade Antiga, viverem em constante migração, passando por várias regiões do mundo até se instalarem nos domínios do continente europeu, acabaram por se tornarem o “bode expiatório” das multidões enfurecidas. Milhares de judeus foram mortos durante a eclosão da Peste."

 


Meu filho diz que não vão aprender, talvez, quem sabe, se morrer muita gente no Brasil e mesmo assim, as gerações futuras errarão de novo e de novo...

 

O isolamento caiu... depois que o irresponsável do presidente começou a falar em "gripezinha" e eu aqui torcendo muito para ele infectar-se de coronavírus e sentir na pele o que deseja para os brasileiros... Estou sendo dura? Só assim para ensinar, precisa doer muito...

 

A recomendação abaixo foi durante a Gripe Espanhola...

"Como se identificou que a doença era contagiosa, muitos locais adotaram medidas de isolamento social. Assim, foram decretados o fechamento de escolas, igrejas, comércio e repartições públicas em diferentes locais, inclusive no Brasil. Em alguns deles, como nos Estados Unidos, adotou-se o uso de máscaras para reduzir-se o contágio. Muitos locais incentivaram a população a entrar em quarentena."

 


Por que não aprendemos?
A história se repete desde sempre...

 

"A Peste Negra tem sua origem no continente asiático, precisamente na China. Sua chegada à Europa está relacionada às caravanas de comércio que vinham da Ásia, através do Mar Mediterrâneo e aportavam nas cidades costeiras europeias, como Veneza e Gênova. Calcula-se que cerca de um terço da população europeia tenha sido dizimada por conta da peste.

 

A propagação da doença, inicialmente, deu-se por meio de ratos e, principalmente, pulgas infectadas com o bacilo, que acabava sendo transmitido às pessoas quando essas eram picadas pelas pulgas – em cujo sistema digestivo a bactéria da peste se multiplicava. Num estágio mais avançado, a doença começou a se propagar por via aérea, através de espirros e gotículas. Contribuíam com a propagação da doença as precárias condições de higiene e habitação que as cidades e vilas medievais possuíam – o que oferecia condições para as infestações de ratazanas e pulgas.