Translate this Page




ONLINE
2



Partilhe esta Página



Total de visitas: 44623
A Covid-19 e a Teoria de Gaia
A Covid-19 e a Teoria de Gaia

A Covid-19 e a Teoria de Gaia

 

Estava euzinha batendo um papo comigo. Minha melhor amiga sou eu mesma. A conversa girava sobre as complicações dos infectados/curados da Covid-19. Conforme um estudo divulgado recentemente, que o coronavírus pode afetar tecidos penianos e provocar disfunção erétil. Lembrei-me de outro estudo, da UFRJ, sobre a "teoria de Gaia, que permitiria supor que o vírus é um dos elementos que surgiram para favorecer a regulagem de um sistema que estava em desequilíbrio. Para isso, a população humana estaria sendo reduzida, diminuindo a pressão por recursos naturais."

 

 

A teoria de Gaia é uma hipótese da Ecologia que estabelece que a Terra é um imenso organismo vivo. Elaborada pelo cientista inglês James Lovelock em 1979, nos ensina que nosso planeta é capaz de obter energia para seu funcionamento, enquanto regula seu clima e temperatura, elimina seus detritos e combate suas próprias doenças, ou seja, assim como os demais seres vivos, um organismo capaz de se autorregular. De acordo com a hipótese, os organismos bióticos controlam os organismos abióticos, de forma que a Terra se mantém em equilíbrio e em condições adequadas para sustentar a vida.

 

 

A Covid-19 circula livre pelo mundo globalizado. Desprovido de preconceitos quanto à raça, idade ou sexo, amplamente adaptável a todo tipo de clima ou ecossistema, livre até mesmo de barreiras alfandegárias, o vírus transita pela economia globalizada, causando estragos inimagináveis à saúde e às economias mundiais.

 

 

Faz sentido. A covid-19 está reduzindo a população do planeta. Basta analisar a situação na Índia, país populoso, com grandes favelas miseráveis e tradições indignas, apresentando uma das maiores desigualdades do mundo.

 

 

E também o problema peniano, da disfunção erétil, faz sentido, para não aumentar a população. O planeta, no caso é inteligente... temos um vírus que está dizimando com milhões de humanos por todo o mundo... e os humanos que restarem, continuarão procriando para aumentar a população? Não sei... É verdade? Não sei... Apenas liguei os dois estudos e tenho pensado nisso desde o ano passado, lido muito a respeito, sigo as entrevistas de cientistas e estudiosos. O tempo nos dirá o que vai acontecer

 

Fonte:  http://www.drhima.poli.ufrj.br/index.php/br/destaque/noticias/309-o-covid-19-e-a-hipotese-de-gaia