Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico




ONLINE
1





Partilhe esta Página



Total de visitas: 13517
Outubro Rosa/Autoexame
Outubro Rosa/Autoexame

OUTUBRO ROSA

 

O OUTUBRO ROSA  é um movimento mundial que nasceu em 1997, na Califórnia (Estados Unidos), e que tem crescido na busca de conscientizar as mulheres em torno do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

OBJETIVO DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA:  chamar a atenção do público feminino sobre o câncer de mama, mas não deve ficar restrito apenas a este período.

 

AUTOEXAME:  o autoexame e consultas médicas em intervalos mais curtos ampliam o diagnóstico precoce, essencial para o tratamento adequado da doença.  De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo.  Mais comum entre as mulheres, ele responde por 22% dos casos novos a cada ano.

 

SINTOMAS E SINAIS DE ALERTA:  Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos e retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja.  Secreção no mamilo também é um sinal de alerta.  O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária.  Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

 

PREVENÇÃO:  Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, uma vez que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença.  A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor.

Embora a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença.  Esse grupo deve ser acompanhado por médico a partir dos 35 anos.

Primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos e não ter tido filhos também constituem fatores de risco para o câncer de mama.

www.inca.gov.br

 

AUTOEXAME DE MAMAS

Quem procura, cura! 

Lembre-se de que 80% dos nódulos mamários são benignos e apenas uma pequena porcentagem de secreções está relacionada ao câncer.

 

NO CHUVEIRO:  Examine suas mamas durante o banho.  Com a mão aberta coloque os dedos indicador, médio e anelar sobre as mamas e deslize-os suavemente em movimentos circulares por toda a mama.  Utilize a mão direita para examinar a mama esquerda e a mão esquerda para examinar a direita.

DIANTE DO ESPELHO:  Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo.  Levante os braços colocando as mãos na cabeça.  Observe se ocorre alguma mudança no contorno da pele das mamas ou no bico.  Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando a mama.

DEITADA:  Deite-se de costa sobre um travesseiro.  Coloque a mão direita atrás da cabeça.  Com os dedos da mão esquerda, pressione suavemente a pele da mama direita, com movimentos circulares, como no exame feito no chuveiro.  Agora repita com a mão direita o exame da mão esquerda.

Finalmente esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção.  A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias não significa necessariamente a existência de câncer, mas deve motivá-la a procurar esclarecimentos com o mastologista.

VOCÊ JÁ FEZ SUA MAMOGRAFIA ESTE ANO?

 

Baixe uma cartilha com mais informações:

http://www.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2015/material/cartilha-cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso-2015-3-edicao-web.pdf