Sites Grátis no Comunidades.net Crie um Site Grátis Fantástico




ONLINE
1





Partilhe esta Página



Total de visitas: 12141
O Sonho Americano
O Sonho Americano

O SONHO AMERICANO

Por Nell Morato

Em 2013, logo depois que abri minha conta no Facebook, adicionei no meu perfil, AMERICA STAR BOOKS.  Que veio com uma proposta de traduzir meu livro para o inglês, disponibilizando o mesmo em livrarias conceituadas nos EUA.  Nossa, achei o máximo!  Imagine, eu tentando vender meu livro no Clube de Autores, não pretendia escrever outro, e uma empresa americana queria meu texto para publicar nos EUA?  É golpe!  Fiquei desconfiada, mas ignorei o assunto.

 

Uma amiga do Face, também escritora, havia fechado um contrato com eles, e insistia para que eu também o fizesse.   Chamei meu filho para que investigasse.  Ele é expert em descobrir determinadas coisas, e eu?  Uma negação em janelas, páginas, atalhos.  Recolhi-me à minha insignificância e aguardei o resultado.

 

E foi péssimo o resultado da pesquisa.  AMERICA STAR BOOKS é o novo nome da PUBLISH AMERICA, administrada pelo Sr. WILLEM MEINERS.  Estavam todos sendo processados no estado americano de Maryland por apropriação de direitos autorais de escritores americanos, entre outras coisas.

 

Na Wikipedia:   http://en.wikipedia.org/wiki/America_Star_Books

Na BBB Business Review:  http://www.bbb.org/greater-maryland/business-reviews/publishers-book/america-star-books-in-frederick-md-32010985

Na Writer Beware:  http://accrispin.blogspot.com.br/2014/02/publishamerica-is-now-america-star-books.html

Na SFWA-Science Fiction:  http://www.sfwa.org/2013/03/another-class-action-suit-launched-against-publishamerica/

Outro:  http://www.absolutewrite.com/forums/showthread.php?t=10211

Outro:  http://www.victoriastrauss.com/2014/02/01/publishamerica-is-now-america-star-books/

Outro:  http://www.consumeraffairs.com/misc/publish-america.html

Outro:  http://publishamericascam.blogspot.com.br/2013/03/attorney-for-publishamerica-llp-willem.html

Para consultar todas as informações, além dos links acima, adicionando os nomes de America Star Books, Publish America e Willem Meiners, na barra de endereços do Google, inúmeros outros links poderão ser encontrados e consultados, obtendo então mais informações. 

 

Lembro-me que na ocasião eu frequentava o grupo Escritores Ajudando Outros Escritores e postei alguns comentários a respeito, alertando os escritores.

 

Alguns meses atrás surgiram outros casos, aí envolvendo escritores brasileiros e portugueses, e o Clube de Autores acabou se manifestando, porque o contato dos americanos ocorria com escritores de auto publicação, sem editoras, mais fácil para ludibriar com o sonho de ver seu livro traduzido para o inglês, e exposto para vendas em conceituadas livrarias americanas. O sonho americano que se transformava em pesadelo.

 

Manifestação do Clube de Autores, diante da invasão da AMERICA STAR BOOKS ao nosso espaço literário.

Nota importante sobre America Star Books

Recentemente, recebemos uma série de emails de autores nos perguntando sobre uma empresa chamada de America Star Books, que tem contatado escritores oferecendo a tradução gratuita de seus livros para o inglês e, em troca disso, exigindo um contrato de 3 anos de direitos de publicação. A mensagem da empresa cita possíveis acordos feitos com Hollywood para transformar as histórias em filmes e outras vantagens que, claro, tem alto poder de sedução.

Escrevemos esse post apenas para informar a todos os autores do Clube que:

1) A America Star Books não tem absolutamente nenhuma relação com o Clube. Nós sequer havíamos ouvido falar dela até começarmos a receber emails dos autores.

2) Por conta disso, nós realmente desconhecemos, em detalhes, a proposta deles. Mas recomendamos fortemente que nenhum autor assine nenhum contrato sem antes ler na íntegra e pedir para algum advogado, seja contratado ou na base da parceria, possa avaliar e dar um parecer.

 

Diferentemente do Clube, editoras costumam exigir exclusividade nos direitos de publicação e assinar um contrato nessas linhas significa entrar em uma espécie de casamento com alguém pulando a etapa de namoro.

 

Enfim… gostaríamos apenas de fazer esse alerta!

 

E aconteceu de novo!  E estou aqui há algum tempo, pensando no que escrever.  Aconteceu de novo!   Não consigo entender, como aconteceu de novo.  Tem um ditado que diz: “Quando a esmola é muito grande, o santo desconfia”.

 

Esperamos que seja a última!  Se os escritores fossem unidos, não aconteceria. Mas... Até posso visualizar os pensamentos.  “Vou fechar com eles e não contarei para ninguém até estar tudo confirmado, contrato assinado, imagine “eu” vendendo livros nos EUA, vão morrer de inveja”!

NM/12.08.2014