Sites Grátis no Comunidades.net Crie um Site Grátis Fantástico




ONLINE
1





Partilhe esta Página



Total de visitas: 12217
Como o Clima Atua no Bem-Estar das Pessoas
Como o Clima Atua no Bem-Estar das Pessoas

COMO O CLIMA ATUA NO BEM-ESTAR DAS PESSOAS

SAÚDE/CORPO E MENTE

 

Existe uma relação hormonal entre a exposição do corpo ou não à luz solar, por isso mudamos de humor com alterações climáticas.

 

Diante de uma semana em que a chuvarada deixou estragos, alagamentos e desabrigados, o sol funciona como um alento para os gaúchos.  Basta o brilho no céu que para arrancar sorrisos das pessoas, mesmo daquelas que não foram prejudicadas pelo temporal.  O motivo é científico: pesquisas mostram que a meteorologia influencia humor e saúde.

A psicóloga especialista em qualidade de vida Elizabeth Mendes Ribeiro da Rocha explica que as baixas temperaturas e a pouca exposição ao sol, no caso de dias seguidos de chuva, deixam a maioria das pessoas mais introspectivas, tristes ou depressivas.  Já o calor e o sol as deixam mais eufóricas, voltadas às relações interpessoais: 

- Antigamente, a psicanálise dizia que todos os problemas estavam dentro do sujeito, mas depois outras teorias mostraram que o meio ambiente influencia diretamente no humor das pessoas.

Especialista em psicologia clínica, Anissis Moura Ramos explica que há uma relação hormonal entre a exposição do corpo ou não à luz, por isso a mudança de humor.

- Quando tomamos sol, nosso corpo libera serotonina, neurotransmissor responsável pelo controle da ansiedade e do bom humor.  Já em dias nublados, liberamos melatonina, hormônio do sono, que nos deixa indispostos.

O professor de psicologia da PUCRS Christian Haag Kristensen acrescenta que a depressão associada ao tempo era antigamente chamada de “depressão sazonal”, agora abordada pelos pesquisadores como “transtorno depressivo maior com padrão sazonal”.

- No Brasil, ainda não temos muitas pesquisas sobre isso, mas, nos EUA, em regiões quentes como a Flórida, a ocorrência desse transtorno é de menos de 2%, enquanto chega a 10% no Alasca.

Por isso, conforme Elizabeth, é indicado que pessoas com depressão tomem sol, e que os ansiosos façam esportes ao ar livre, como corrida ou caminhada.

Embora seja menos comum, a psicóloga afirma que há pessoas que gostam da chuva e do frio.  São aquelas que associam esse tempo ao aconchego, à família e às boas lembranças.

 

Fonte:  ZeroHora/Fernanda da Costa (fernandadacosta@zerohora.com.br) em 18/10/2015.